CONHECENDO O UNIVERSO
ENSINANDO ASTRONOMIA POR MEIO DOS JOGOS
Resumo
Este relato de experiência tem por objetivo apresentar, descrever e analisar os resultados de uma intervenção pedagógica realizada no âmbito do subprojeto de Física do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de São João del-Rei. A atividade desenvolvida é baseada na utilização do jogo educativo Conhecendo o Universo, criado para abordar tópicos de Astronomia com alunos do Ensino Médio. O jogo foi desenvolvido com turmas do 1º e 2º anos do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Argumenta-se sobre as vantagens da utilização de jogos como instrumentos pedagógicos alternativos para o ensino de Física, sobretudo pelo seu caráter lúdico e motivador, favorecendo, ainda, a socialização e a interação em sala de aula. Apresenta-se as respostas de alunos a três perguntas sobre a atividade desenvolvida, evidenciando de que a atividade atingiu os objetivos pedagógicos e motivacionais esperados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.