O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente trabalho é um relato das intervenções realizadas por discentes da licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei em uma escola pública municipal da cidade de Santa Cruz de Minas em Minas Gerais com as turmas da Educação Infantil. A abordagem teórico metodológica utilizada foi a construtivista-interacionista, com base no livro “Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da Educação Física” de João Batista Freire (2011). Tal teoria sinaliza pela ampliação das possibilidades de interação e colaboração das crianças no processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, as anotações, os registros fotográficos e reuniões dos residentes com a professora preceptora foram vitais para observar a evolução das relações entre os indivíduos e a relação com os conteúdos aprendidos, proporcionando uma interação relevante na formação dos graduandos e dos conhecimentos do campo acadêmico com a Educação Infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.