DESAFIANDO PARADIGMAS
MUDANDO A PERSPECTIVA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM CRÍTICO SOBRE FUTEBOL E GÊNERO
Resumo
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma ferramenta importante na formação de professores, oferecendo experiências que contribuem para uma carreira docente preparada para lidar com o ambiente escolar. A partir disso, o presente trabalho relata uma etapa do Programa que se passou numa escola da Rede Pública de São João del Rei, Minas Gerais, em que residentes do curso de Educação Física da UFSJ desenvolveram suas observações e intervenções com turmas de Ensino Médio. Durante o período de observações, foi levantada a problemática de uma educação física escolar não estruturada, sem elaboração metodológica nem perspectivas críticas. Com isso, a partir do contexto, os residentes decidiram intervir e realizar suas aulas com a temática Futebol e Gênero. Utilizando a abordagem crítico-emancipatória, buscaram conscientizar os alunos sobre a desigualdade de gênero no futebol e estimular a reflexão crítica sobre essa questão. As aulas envolveram vídeos, atividades com diferentes práticas pedagógicas dentro e fora da escola, permitindo que os alunos se tornassem protagonistas do processo de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.