O USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
Resumo
O uso de atividades práticas no ensino de Ciências permite maior compreensão do conteúdo trabalhado nas aulas expositivas, consolidação da aprendizagem e melhoria nos resultados alcançados pelos alunos. Essas atividades aumentam o engajamento dos estudantes e os permitem ser protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, levando-os a desenvolver a capacidade para observação, discussão e resolução de problemas. O objetivo deste trabalho foi relatar o uso de atividades práticas, juntamente com a teoria para consolidar o conteúdo ensinado nas aulas expositivas e melhorar os resultados nas avaliações. No presente trabalho apresentamos cinco práticas que foram desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID e aplicadas em turmas do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II. Com o uso dessas práticas observamos um maior interesse dos alunos nas aulas, uma participação mais efetiva e melhores resultados nas avaliações, sendo assim, concluímos que o uso de atividades práticas foram eficazes ferramentas de ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.