JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS - RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID
Resumo
Jogos didáticos oferecem vários benefícios para aprimorar as experiências de aprendizagem já que eles têm o potencial de envolver e motivar os alunos, tornando o conteúdo educacional mais imersivo e agradável. Neste relato são apresentados três exemplos de jogos didáticos, cada um abordando habilidades específicas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), desenvolvidos por bolsistas do PIBID, em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental II. A prática desses jogos permitiu que os estudantes aplicassem conceitos teóricos de forma prática e contextualizada, incentivando o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, comunicação e tomada de decisões. Os resultados obtidos incluíram um aumento no engajamento dos alunos, evidenciando o interesse despertado pelo tema, e feedback positivo em relação à metodologia utilizada. Em síntese, a aplicação de jogos como estratégia pedagógica proporcionou uma oportunidade única para os alunos desenvolverem habilidades essenciais de forma lúdica e eficaz, contribuindo para uma aprendizagem mais dinâmica e interativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.