AULA PRÁTICA DE MODELAGEM NO ENSINO DE DIVISÃO CELULAR

POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

Resumo

O modelo tradicional de ensino vem recebendo muitas críticas e, a fim de mudar esse cenário, os professores estão sendo incentivados a encontrar métodos mais interessantes para lecionar suas aulas, de modo a tornar a disciplina mais convidativa. As aulas práticas podem despertar o interesse do educando na medida em que ao se articular com os conteúdos teóricos têm a potencialidade de tornar o conteúdo mais claro para o estudante. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os passos e os resultados de uma experiência de planejamento e desenvolvimento de uma aula prática com a produção de modelos para o ensino do conteúdo de mitose e meiose para a turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, localizada na cidade de São João del-Rei, MG. Além de apresentar os resultados e disscusões sobre essa aula prática, o trabalho também enfatiza a importância da produção de aulas práticas com a adoção de materiais de fácil acesso pela comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Willian da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

O modelo tradicional de ensino vem recebendo muitas críticas e, a fim de mudar esse cenário, os professores estão sendo incentivados a encontrar métodos mais interessantes para lecionar suas aulas, de modo a tornar a disciplina mais convidativa. As aulas práticas podem despertar o interesse do educando na medida em que ao se articular com os conteúdos teóricos têm a potencialidade de tornar o conteúdo mais claro para o estudante. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os passos e os resultados de uma experiência de planejamento e desenvolvimento de uma aula prática com a produção de modelos para o ensino do conteúdo de mitose e meiose para a turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, localizada na cidade de São João del-Rei, MG. Além de apresentar os resultados e disscusões sobre essa aula prática, o trabalho também enfatiza a importância da produção de aulas práticas com a adoção de materiais de fácil acesso pela comunidade escolar.

Ana Paula Campos de Carvalho, Escola Estadual Dr. Garcia de Lima

Doutora em Bioengenharia

Professora-preceptora do Programa Residência Pedagógica – Suprojeto Biologia

Escola Estadual Dr. Garcia de Lima

Gabriel Menezes Viana, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Educação, Docente orientador do Programa Residência Pedagógica – Subprojeto Biologia. Universidade Federal de São João del-Rei

Downloads

Publicado

2024-08-10

Como Citar

Silva, M. W. da, Carvalho, A. P. C. de, & Viana, G. M. (2024). AULA PRÁTICA DE MODELAGEM NO ENSINO DE DIVISÃO CELULAR: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 18–25. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5511