A CONTRIBUIÇÃO DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
Resumo
Em busca de romper com a utilização apenas do método tradicional de aulas teórico-expositivas dentro de sala de aula, surge a perspectiva de um ensino com a metodologia de práticas-experimentais. A partir dessa perspectiva, e a fim de realizar uma sequência didática proposta pelo Programa Residência Pedagógica subprojeto - Biologia, foram desenvolvidas aulas teóricas para que os alunos obtivessem uma base do conteúdo em seguida da realização de aulas práticas a respeito do mesmo. As aulas práticas foram embasadas a partir das três modalidades de atividades experimentais propostas por Araújo e Abib (2003). Os resultados obtidos foram de que o interesse dos alunos pelo assunto foi muito maior após a realização das práticas, as quais apresentaram maior participação e a criação de um ambiente cooperativo entre eles, permitindo assim um maior aproveitamento do assunto e assim uma aprendizagem mais rica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.