MAPA DAS REDES MULTI-CLUBES DO FUTEBOL
UM PANORAMA GLOBAL
Resumo
Este artigo discute o fenômeno das "redes multi-clubes", conhecido como "multi-club ownership", com base em uma pesquisa realizada pelo Observatório Social do Futebol (UERJ). O levantamento visou mapear e detalhar as características de 56 redes que possuem 180 clubes, informações essas apresentadas no Mapa das Redes Multi-Clubes do Futebol. O texto inicia-se com uma discussão sobre o novo perfil dos atores que compram clubes de futebol e conformam as novas redes. Em seguida, apresenta-se o panorama das redes multi-clubes com dados do Observatório Social do Futebol (UERJ), fundamentado nos estudos do Centro de Inteligência da UEFA (CIUEFA) e do CIES (Centre for Sports Studies). Por fim, abordam-se as ações normativas da UEFA para lidar com o conflito de disputas de competição entre clubes da mesma rede e os impactos territoriais das redes multi-clubes em dois casos específicos (777 Partners e Pacific Media Group).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.