MAPA DAS REDES MULTI-CLUBES DO FUTEBOL

UM PANORAMA GLOBAL

Autores

Resumo

Este artigo discute o fenômeno das "redes multi-clubes", conhecido como "multi-club ownership", com base em uma pesquisa realizada pelo Observatório Social do Futebol (UERJ). O levantamento visou mapear e detalhar as características de 56 redes que possuem 180 clubes, informações essas apresentadas no Mapa das Redes Multi-Clubes do Futebol. O texto inicia-se com uma discussão sobre o novo perfil dos atores que compram clubes de futebol e conformam as novas redes. Em seguida, apresenta-se o panorama das redes multi-clubes com dados do Observatório Social do Futebol (UERJ), fundamentado nos estudos do Centro de Inteligência da UEFA (CIUEFA) e do CIES (Centre for Sports Studies). Por fim, abordam-se as ações normativas da UEFA para lidar com o conflito de disputas de competição entre clubes da mesma rede e os impactos territoriais das redes multi-clubes em dois casos específicos (777 Partners e Pacific Media Group).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irlan Simões Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Comunicação e pesquisador Faperj Pós-Doutorado pelo PPGCom/UERJ

Jonathan Ferreira, UNESP Rio Claro

Doutorando em Geografia no PPGG Unesp Rio Claro-SP

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

Santos, I. S., & Ferreira, J. (2024). MAPA DAS REDES MULTI-CLUBES DO FUTEBOL: UM PANORAMA GLOBAL. Revista Territorium Terram, 7(12), 501–524. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5503