JOGOS DIGITAIS E GEOGRAFIA

a utilização dos jogos digitais mobiles como auxílio no ensino de Geografia na educação básica

Autores

Resumo

Este artigo investiga o potencial dos jogos em dispositivos móveis do gênero Battle Royale para estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A pesquisa explora as maneiras pelas quais os jogos digitais podem ser integrados ao ensino de Geografia, apresenta atividades específicas que podem ser implementadas em sala de aula com o uso desses jogos, comparando a sua eficácia com o ensino de um conteúdo geográfico específico sem a utilização dos jogos. A metodologia empregada é predominantemente qualitativa, incluindo revisão bibliográfica, análise da faixa etária recomendada pelos jogos, alinhamento do conteúdo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elaboração de atividades guiadas pela Taxonomia de Bloom. Os resultados obtidos contribuem para a compreensão das potencialidades dos jogos mobile de Battle Royale como recursos educacionais no contexto do ensino de Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Lima de Almeida Bastos, PUC - Minas

Geógrafa, Mestra em Geografia pela PUC Minas

Luiza Pinheiro Arruda Campos, PUC - Minas

Geógrafa, Mestranda em Geografia pela PUC Minas

Luiz Eduardo Panisset Travassos, PUC - Minas

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2).

Doutor em Geografia, Professor do Departamento de Geografia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas, Brasil

Richard Carvalho dos Reis, PUC - Minas

Graduando em Geografia pela PUC Minas

Sandro Laudares, PUC - Minas

Doutor em Geografia, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação

em Geografia da PUC Minas, Brasil

Bruno Durão Rodrigues, PUC - Minas

Doutor em Geografia, Professor do Departamento de Geografia e Professor

Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas, Brasil

Rodrigo Corrêa Teixeira, PUC - Minas

Professor do Departamento de Relações Internacionais e Professor

Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas, Brasil

Jorge Batista de Souza, PUC - Minas

Doutor em Geografia, Professor do Departamento de Geografia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas, Brasil

Downloads

Publicado

2024-07-04

Como Citar

Bastos, J. L. de A., Campos, L. P. A., Travassos, L. E. P., Reis, R. C. dos, Laudares, S., Rodrigues, B. D., Teixeira, R. C., & Souza, J. B. de. (2024). JOGOS DIGITAIS E GEOGRAFIA: a utilização dos jogos digitais mobiles como auxílio no ensino de Geografia na educação básica. Revista Territorium Terram, 7(12), 449–467. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5484