INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS DO CLIMA SEMIÁRIDO NO LESTE MARANHENSE
Resumo
A compreensão dos fenômenos responsáveis pelas mudanças climáticas situa-se entre as maiores preocupações da sociedade, notadamente nas zonas mais afetadas. Neste trabalho abordam-se as variáveis indicadoras do clima semiárido no estado do Maranhão, a importância de compreender suas implicações para a região, os critérios utilizados para a delimitação e as especificidades da área mapeada, que apresenta singularidades em relação a outros segmentos do semiárido brasileiro. A abordagem está fundamentada na análise das características das variáveis ambientais e socioambientais da área incorporada ao processo de expansão do clima semiárido da Região Nordeste do Brasil, incluindo a utilização de mapas temáticos e dados comparativos para classificação de áreas com clima semiárido no Maranhão. A pesquisa foi desenvolvida com orientação da metodologia dedutiva, baseada na análise a bibliografia e da pesquisa documental relativa às variáveis ambientais e os indicadores sociais do leste maranhense para subsidiar a interpretação e a delimitação das áreas marcadas por indicadores de semiaridez e suas implicações para a região. Com este estudo espera-se contribuir para a discussão e a definição de áreas de clima semiárido no estado do Maranhão, considerando suas características climáticas e demais parâmetros socioambientais
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.