COMPONENTE ARBÓREO DE UM TRECHO DE MATA ÚMIDA NO NORTE DO PLANALTO DA IBIAPABA, CEARÁ, BRASIL
Resumo
O estado do Ceará apresenta distintas unidades fitoecológicas e entre essas é possível encontrar disjunções relictuais de florestas úmidas, as quais são ricas em espécies arbóreas não completamente inventariadas. Diante disso, objetivou-se com este estudo inventariar e caracterizar a flora arbórea de um trecho de mata úmida no Norte do Planalto da Ibiapaba, Ceará, Brasil. O estudo foi realizado no Sítio Coqueiros, localizado no município de Ipu, noroeste do estado do Ceará. Foram identificadas 94 espécies, distribuídas em 77 gêneros e 33 famílias, com Fabaceae apresentando maior riqueza (25 spp.). Do total de espécies arbóreas inventariadas, 22 são endêmicas do Brasil e quatro delas restritas à Região Nordeste. Há na composição elementos florísticos típicos tanto do Domínio da Amazônia, como da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Os dados desta pesquisa revelam a importância da conservação do Sítio Coqueiros, visto que é uma área de grande riqueza florística e que serve de refúgio para muitas espécies.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.