GEOTECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
O QUE DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS RECENTES (2018-2022)?
Resumo
A produção científica acerca da utilização de geotecnologias para o ensino de geografia tem crescido nos últimos anos. Esse fato e a busca por entender os desafios e as possibilidades oriundas dessa utilização originaram o presente artigo, cujo objetivo foi compreender como essas produções têm se estruturado e quais discussões vêm sendo empreendidas. Portanto, foi realizado um levantamento na Plataforma de Teses e Dissertações da CAPES, considerando pesquisas publicadas entre 2018-2022. Foram selecionadas para o estudo pesquisas que discutem a mediação da aprendizagem em geografia, com auxílio dos instrumentos geotecnológicos, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Na discussão dos trabalhos analisados, buscou-se refletir sobre os aspectos e concepções didáticas presentes, reconhecer possíveis novas frentes de investigação e perceber desafios atrelados a essa temática. Além desses aspectos, a análise dos textos ressalta a existência de um longo caminho a ser percorrido para que, enfim, se possa falar efetivamente das potencialidades das geotecnologias na proposição de um ensino de geografia que auxilie os estudantes a pensarem geograficamente o mundo, tendo os métodos, linguagens, instrumentos e conceitos da geografia como meio para tal pensamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.