SAIS SOLÚVEIS E ATRIBUTOS FÍSICOS DE CAMBISSOLO EUTRÓFICO SUBMETIDO À DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE POLÍMERO ACRILAMIDA-CO-ACRILATO
Resumo
O uso adequado do hidrogel na agricultura aumenta a umidade do solo e reduz o estresse hídrico das plantas. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da aplicação de hidrogel (acrilamida-co-acrilato) na concentração de sais solúveis e nas propriedades físico-hidráulicas de um Cambissolo Eutrófico do estado do Ceará, Brasil. As concentrações de polímero foram representadas por 0%, 0,1%, 0,25% e 0,5%. O substrato foi incubado por 10 dias em tubos de PVC medindo 10 x 12 cm. Posteriormente, foram realizadas análises químicas, incluindo condutividade elétrica e quantificação de sais solúveis como cálcio, magnésio, sódio e potássio no extrato de saturação. As análises físicas incluíram condutividade hidráulica saturada, porosidade total, macro e microporosidade. Os resultados foram submetidos à análise estatística a um nível de significância de 5% e análise de regressão. Houve diferença significativa nos atributos avaliados com base na concentração de hidrogel. A condutividade elétrica e a quantidade de íons monovalentes no extrato solúvel aumentaram, mas houve redução nos íons divalentes quando a concentração de polímero mais alta foi aplicada. Houve uma redução significativa na microporosidade do solo e na condutividade hidráulica, apesar do aumento na porosidade total e macroporosidade. Conclui-se que o hidrogel tem a capacidade de adsorver e liberar íons e reduzir a microporosidade do solo e a condutividade hidráulica saturada, apesar de aumentar a macroporosidade e a porosidade total no Cambissolo Eutrófico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.