ANÁLISE GEOAMBIENTAL DA SUB-BACIA HIDROGRAFICA DO RIACHO CONTENDAS, MERUOCA/MASSAPÊ – CEARÁ
SUBSÍDIOS AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Resumo
A presente pesquisa aborda a contextualização geoambiental da sub-bacia hidrográfica do riacho Contendas, como subsídio ao planejamento ambiental. Estando situada na região noroeste do estado do Ceará abrange uma área total de 111Km², onde estão inseridos os municípios de Meruoca e Massapê. A sub-bacia em estudo está inserida em dois domínios: dos escudos e maciços antigos representados por duas unidades geomorfológicas: a depressão sertaneja, o maciço residual da Meruoca, e o domínio dos depósitos sedimentares Cenozóicos, representados pela planície fluvial do riacho Contendas. A metodologia utilizada, fundamenta-se na análise geossistêmica, que é justificada pela Teoria Geral dos Sistemas (TGS), que por sua vez é baseada nas relações mútuas entre seus componentes, buscando analisar os fenômenos fundamentalmente através da organização e das inter-relações entre os elementos que o compõem. Foram realizados levantamentos bibliográficos, geocartográficos e trabalhos de campo. Utilizou-se como ferramenta básica o sensoriamento remoto, por meio do processamento digital de imagens de satélites Landsat 8 e imagens de radar SRTM, para elaboração dos mapas temáticos e visita de campo. Realizou-se uma análise e diagnóstico dos elementos geoambientais (geologia, geomorfologia, clima e recursos hídricos, solos, vegetação). Portanto, a pesquisa proporcionou a geração de dados e informações sobre a área da sub-bacia hidrográfica do Riacho Contendas, podendo essas informações serem utilizadas para contribuir com o gerenciamento e planejamento ambiental, podendo contribuir na tomada de decisões públicas, que tenham como objetivo a gestão em bacias hidrográficas no tocante ao uso e ocupação
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.