SERRA DO LENHEIRO, REGIÃO DE SÃO JOÃO DEL-REI, MG
UM PATRIMÔNIO NATURAL-CULTURAL E O SEU POTENCIAL PARA O TURISMO DE NATUREZA
Resumo
A Serra do Lenheiro é um patrimônio cultural tombado pelo município de São João del-Rei, cidade histórica de Minas Gerais. Apesar deste reconhecimento, está longe de receber os mesmos cuidados e atenção do seu centro histórico. Entretanto, não se pode esquecer que suas edificações históricas, além de suas igrejas setecentistas, foram erguidas a partir dos recursos financeiros provindos da riqueza aurífera e da matéria prima construtiva litológica, extraídas da Serra. Mesmo sendo historicamente utilizada para as mais diversas atividades humanas, muitas delas acarretando significativas alterações paisagísticas e ambientais, a paisagem natural e cultural da Serra do Lenheiro resiste e merece ser conservada e visitada. Este artigo pretende apresentar alguns dos seus sítios naturais e culturais para visitação pública e práticas esportivas a partir da proposição de trilhas interpretativas, procurando contribuir para sua conservação natural e patrimonial a partir da visitação sustentável, sendo os requisitos do turismo de natureza a maneira mais adequada para tal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.