PLANEJAMENTO TURÍSTICO & PLANO DIRETOR NA CIDADE DE SÃO JOÃO DEL REI

LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES

Autores

Resumo

Ao se pensar o espaço urbano tem-se em mente diferentes paisagens e inúmeros percalços oriundos do “inchaço” das cidades modernas. Alvo de constantes mudanças e inúmeras problemáticas, o espaço urbano também é palco do desenvolvimento de importantes atividades que promovem o bem estar da comunidade, dentre as quais se destaca a atividade turística. É papel do poder público direcionar ações capazes de ordenar e gerir esse espaço urbano para que o mesmo possa ser capaz de cumprir sua função social de bem estar comunitário. O presente trabalho pretende demonstrar que ao se planejar a atividade turística de um município em acordo com as diretrizes de seu Plano Diretor é possível que se obtenha uma maior eficácia nos resultados, visto que ambos, Planejamento Turístico e Plano Diretor são metas que devem ser concebidas com a direta participação da comunidade para que possam, de fato, gerar desenvolvimento socioeconômico para a localidade. Visando um estudo específico analisa-se aqui o caso do município de São João del-Rei, Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betânia Nascimento Resende

Graduada em Turismo. Professora no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial / SENAC

Geiza Velloso de Almeida

Graduada em Direito pelo Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeira Neves - UNIPTAN

Márcio Eurélio Rios de Carvalho

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professo de Ensino Superior na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

Resende, B. N., Almeida, G. V. de, & Carvalho, M. E. R. de. (2023). PLANEJAMENTO TURÍSTICO & PLANO DIRETOR NA CIDADE DE SÃO JOÃO DEL REI: LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES. Revista Territorium Terram, 6(10), 603–614. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5292