A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

UM OLHAR A PARTIR DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Autores

Resumo

Este texto,  de natureza qualitativa, do gênero relato de experiência com abordagem reflexível, tem o objetivo de discutir a importância do PIBID na formação docente, especialmente na Geografia. Para isso, retomam-se os resultados obtidos com o programa realizado no período de 2018 a 2020, na área de Geografia, na Escola Estatual Ministro Gabriel Passos, na cidade de São João del-Rei, como material de discussão deste artigo. Para fundamentar a discussão, é considerada a concepção de Saberes docentes em Maurice Tardif (2002), com ênfase no Saber da Experiência, entre outros autores como Helena Callai (2013), Antoni Zabala (1988), Alarcão e Roldão, (2014), Farias e Cardoso (2021) entre outros. No texto são considerados também os objetivos do programa institucional e os objetivos específicos do PIBID/Geografia. A partir desses objetivos e da base sobre formação e saber da experiência é realizada a discussão dos relatos relacionados ao PIBID/Geografia. Os resultados observados entre os trabalhos e as ações desenvolvidas na referida escola  mostram as contribuições do PIBID/Geografia na formação inicial dos estudantes. Essas contribuições são sobre conhecimentos pedagógicos, didáticos, específicos da Geografia, além das relações sociais, humanas e críticas estabelecidas. Isso reforça a importantica do programa para as licenciaturas, especialmente para a Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel de Cássia Ramos

Doutoranda na Universidade de São Paulo (USP). Professora da Secretária Estadual de Educação (SEE) de Minas Gerais

Carla Juscélia O. Souza

Coordenadora do PIBID/Geografia. Departamento de Geociências da UFSJ

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

Ramos, R. de C., & Souza, C. J. O. (2023). A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR A PARTIR DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI. Revista Territorium Terram, 6(10), 452–463. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5285