O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS

UMA OFICINA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os procedimentos teórico-metodológicos e os resultados obtidos através do desenvolvimento da oficina intitulada “O ensino de bacias hidrográficas na Geografia Escolar: reflexões sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo”, ministrada, no ano de 2019, para alunos dos cursos de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG).  O objetivo da oficina é o de colaborar com a formação inicial e continuada dos professores de Geografia, no que se refere à formação de conceitos docentes e geográficos, a fim de trabalhar com o conteúdo de Bacia Hidrográfica na Geografia Escolar. Desta forma, utilizou-se de uma metodologia, baseada em Couto (2010), para desenvolver uma oficina voltada à formação de conceitos no processo de ensino e aprendizagem, através da mobilização de conhecimentos pedagógicos do conteúdo, segundo Shulman (2005). Para o desenvolvimento da oficina utilizou-se de materiais, recursos, metodologias, métodos e linguagens adequadas ao objetivo proposto para potencializar o processo de ensino e aprendizagem de Geografia. Como resultado, temos que a metodologia escolhida se mostrou eficaz no processo de elaboração, assimilação e reorganização do pensamento dos participantes. O uso de vários recursos (folhas, lápis, quadro etc.) e linguagens (desenho, vídeo, textos) potencializaram a construção de conceitos que, por sua vez, foram mobilizados por meio do método de dupla estimulação. O esclarecimento e explicação dessas diferentes nomenclaturas fez com que os participantes percebessem que elas são comumente utilizadas de forma equivocada, e, por isso, é imprescindível saber diferenciá-las. Além disso, ao trabalhar com materiais que valorizam o cotidiano dos alunos, os futuros docentes puderam refletir não só sobre os conceitos trabalhados, mas também sobre a importância da compreensão do papel deles na vida de seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Domitila Theil Radtke

Profa Dra. na Secretária de Estado da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS)

Camylla Silva Otto

Pós-graduanda no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Radtke, D. T., & Otto, C. S. (2023). O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS: UMA OFICINA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista Territorium Terram, 6(9), 367–376. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5283