GEOGRAFIA ESCOLAR E AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NA BNCC:

(DES)CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

Resumo

Este estudo almejou analisar como o ensino das temáticas físico-naturais está inserido na Geografia Escolar nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como objeto de estudo o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017), através de uma pesquisa documental. Ficou evidente que as temáticas físico-naturais na disciplina de Geografia ainda se encontram muito enraizadas em uma perspectiva conservadora, analítica e descritiva, distanciando-se das realidades e contextos dos alunos, contribuindo para seu afastamento no âmbito escolar. Compreendemos que a BNCC tem como finalidade servir como um referencial de apoio na reformulação dos currículos escolares brasileiros, na tentativa de unificação do ensino, e que o reflexo destas orientações ficam sob responsabilidade de cada instituição escolar em adaptá-las à sua realidade como resposta às problemáticas em que estão inseridas. De todo modo, refletimos que a BNCC por si só não é capaz de definir os caminhos que a educação escolar pode seguir, uma vez que, para a conquista dessas competências e habilidades, é necessária a intermediação do professor na seleção e na organização de conteúdos dentro das atribuições de cada componente curricular. Nesse sentido, enfatizamos a necessidade de uma abordagem significativa e contextualizada dentro do ensino de Geografia que aproxime os alunos da realidade vivenciada e os ajudem a perceber o seu contexto e suas relações com os conteúdos das temáticas físico-naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Júlio de Castro Filho

Professor da Educação Básica do Estado do Ceará. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (PROPGEO/UVA)

Francisco Nataniel Batista de Albuquerque

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PROPGEO/UVA) e da Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

Castro Filho, P. J. de, & Albuquerque, F. N. B. de. (2023). GEOGRAFIA ESCOLAR E AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NA BNCC: : (DES)CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista Territorium Terram, 6(10), 497–506. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5274