DEFINIÇÃO DE ANOS-PADRÃO PARA O MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA, A PARTIR DE DADOS PROVENIENTES DE PRECIPITAÇÃO ESTIMATA
Resumo
A proposta deste estudo é desenvolver, com base no uso de dados de precipitação estimada do Climate Hazards Group InfraRed Precipitation with Station data (CHIRPS) version 2.0 (v2.0), a eleição de anos-padrão ao município de Abaetetuba, localizado no estado do Pará. Considerou-se a aplicação do método dos quantis, seguindo as orientações de Pinkayan (1966) e Xavier (2001), a partir de uma análise por histogramas e pela interpretação da espacialização geoestatística dos dados. A base utilizada é composta de 87 postos de precipitação estimada do CHIRPS v2.0 e compreende uma série temporal de 30 anos, no período entre os anos de 1990 e 2019. Os dados foram organizados conforme os critérios adotados para a definição por classes quantílicas, seguido de organizações representativas para melhor tratamento e espacialização. Após isso, puderam ser quantificados por histogramas e espacializados cartograficamente aos limites municipais, sendo interpretados e eleitos conforme avaliação conjunta pelos critérios quantitativo e qualitativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.