O CLIMA DA CIDADE DE QUIXADÁ (CE) E A INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS URBANOS E INSELBERGS (MONÓLITOS)
Resumo
O presente trabalho versa sobre o estudo do clima urbano na cidade de Quixadá-CE e seu entorno. Objetiva-se com esse trabalho contribuir com pesquisas relacionadas ao clima de pequenas cidades da região semiárida, com foco na relação entre os parâmetros locais de temperatura do ar e umidade relativa do ar e a influência dos elementos geourbanos e dos inselbergs. O processo de urbanização de pequenos centros urbanos, também desencadeia problemas que podem vir a interferir nas características ambientais locais, sobretudo no clima, pois o crescimento do contingente populacional gera no sítio urbano uma maior impermeabilização do solo, concentração de construções, retirada da vegetação e alterações nos sistemas hídricos. Baseando-se nos pressupostos de Monteiro (1976), procedeu-se os trabalhos de campo com a coleta de dados por meio da instalação de dataloggers, abrigados em pontos fixos por 24h durante dos dias 22 de julho de 2021. Com isso elaborou-se gráficos que possibilitaram identificar parâmetros de temperatura e umidade distintos nos diferentes pontos de coleta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.