Elaboração de mapa interativo em Webgis como meio de promover a atividade turística: um experimento na rota sede - Nova Lima (MG)
Palavras-chave:
mapas interativos, Sistema de Informação Geográfica, turismoResumo
O trabalho apresenta uma ferramenta criada a partir da aplicação de recursos do Sistema de Informação Geográfica (SIG), que agrupa os atrativos turísticos da Rota Sede de Nova Lima, Minas Gerais, em um local virtual e interativo. Essa ferramenta dinâmica, denominada WebGIS, permite a disponibilização de informações na internet referentes às principais características e a localização dos pontos turísticos, oferecendo facilidade e rapidez ao acesso às informações pelos usuários através de um mapa interativo alojado em um website. Esse website foi elaborado através da linguagem Html (Hyper Text Mark-up Language) incorporada ao Css (Cascading Style Sheets), que permitiu a criação de uma base virtual de suporte de informações e a construção de um layout. Aplicado ao Turismo, os SIGs representam ainda uma potencial ferramenta de ordenamento do território, podendo auxiliar em atividades de planejamento urbano por meio de técnicas de representação abstrata ou simplificação de fenômenos espaciais em ambientes computacionais. Este estudo desenvolveu ainda uma simulação espacial do circuito turístico da sede do Município através da criação de um mapa interativo onde estão localizadas pontualmente as atrações turísticas do roteiro por meio de hiperlinks, os quais permitem o direcionamento aos seus respectivos panoramas virtuais e resumos explicativos. Dessa forma, buscou-se com este trabalho apresentar uma metodologia de elaboração de um instrumento interativo de divulgação de atrativos turísticos, que tem como objetivo a dinamização do setor turístico da Rota Sede de Nova Lima (MG), cidade alvo desse experimento desenvolvido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.