O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Os textos submetidos à avaliação da Revista Ypí devem ser originais e inéditos, isto é, não terem sido publicados e nem se encontrarem em processo de avaliação concomitante por outra publicação periódica ou não periódica na forma em que forem enviados para a nossa análise.
O arquivo da submissão está em formato PDF, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
Quando disponíveis, endereços de rede (URLs) das referências serão fornecidos.
O texto deve contar com Resumo (em português) e Abstract (em inglês) ou Resumen (em espanhol) caso o artigo seja escrito em português, em até 150 palavras, cada um. O texto deve ser apresentado em formato A4, com margens direita e esquerda de 3 cm e superior e inferior de 2,5 cm, usando fonte Times New Roman, tamanho 12.
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Informações para autores/as.
Diretrizes para Autores
Considera-se autor(a) todo(a) aquele(a) que tenha efetivamente participado da concepção, desenvolvimento, análise e interpretação de informações e dados, bem como da redação final, do estudo que originou o artigo.
A Revista Ypí publicará produções textuais que sigam a sua política editorial e as diretrizes de edição (isto é, as normas de suas respectivas seções e as normas ABNT de publicação, principalmente). A Revista Ypí publicará contribuições que estejam em português, espanhol e/ou inglês.
Como parte do processo de submissão, autores e autoras devem seguir as seguintes normas, ficando claro que o não atendimento a elas implicará na recusa da contribuição:
Os trabalhos serão recebidos em fluxo contínuo.
Os artigos devem ser submetidos conforme o template[disponibilizar link].
As(Os) autoras(e)s devem possuir cadastro no Open Researcher and Contributor ID(ORCID).
As(Os) autoras(e)s podem submeter trabalhos, respeitadas as regras editoriais da Revista, até dois semestres após terem concluído o curso de graduação. Poderá ser solicitada prova do status de graduação, em caso de dúvida.
Trabalhos escritos em coautoria com orientador(a) somente serão aceitos se ele(ela) possuir título de Mestre(a) ou Doutor(a).
A submissão de trabalho originado de Monografia ou de Relatório de Iniciação Científica, quando não em coautoria com o(a) orientador(a), deverá ser acompanhada de carta de anuência dele (dela).
A remessa de originais à Ypí implica a autorização para sua publicação pelo autor. Não existem custos de submissão e/ou de processamento para as(os) autoras(es). Da mesma forma, não serão pagos direitos autorais.
Os trabalhossubmetidos à Revista Ypí não devem estar identificados com autoria, para garantir a avaliação às cegas. Portanto, não devem conter o nome dos autores ou qualquer referência que identifique a autoria dos trabalhos. Qualquer referência ao nome de cada autor(a) deve ser excluída do texto, substituindo as autorreferências necessárias pela palavra “Autor” ou “Autora” (ou seus plurais).
Autoras(es) devem possuir cadastro no sistema da Revista Ypí. Para tanto, devem acessar a página de cadastro. Uma vez que estejam cadastradas/os, devem fazer login como Autor(a).
Declaração de Direito Autoral
Os (As) autores(as), em caso de aceitação do artigo submetido, devem enviar arquivo contendo Declaração datada e assinada afirmando conceder à Revista Ypí o direito de primeira publicação, bem como concordar que a reprodução do artigo, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impressa ou não, deve constar o agradecimento à Revista Ypí pela cessão do direito.