MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DO USO PÚBLICO NA TRILHA DO POÇO VERDE – PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS, GUAPIMIRIM (RJ)

Autores

  • Douglas de Souza Pimentel
  • Stephanie Michelle Silva Maia
  • Danielle Machado Duarte
  • Priscila Gonçalves Costa

Resumo

O objetivo do presente artigo é avaliar diferentes parâmetros que evidenciem as condições da trilha do Poço Verde, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO - RJ). Com isso se almeja fornecer informações para a gestão do uso público, balizadas pela pesquisa acadêmica e pelo monitorando dos impactos causados pelos visitantes. A coleta de dados vem sendo realizada desde 2009, com a análise de indicadores de impacto, em pontos aleatórios sorteados a cada trecho de 50m da trilha. Os resultados mostram que a trilha tem sofrido erosão e outros impactos negativos ao longo do tempo. Houve uma diminuição inicial na largura da trilha após tratamentos de manejo, mas depois foi observado um aumento gradual das medidas. Além disso, a presença de lixo e entalhes nas árvores foi recorrente em todos os pontos de coleta. Os pesquisadores ratificam que as ações de manejo periódicas são necessárias para mitigar os impactos negativos, incluindo a facilitação da drenagem ao longo da trilha para evitar a compactação do solo e o aumento da erosão, bem como medidas para trazer as larguras da trilha a padrões aceitáveis observados na literatura. O estudo destaca a importância de monitorar e gerenciar as trilhas em unidades de conservação, a fim de preservar o recurso e garantir experiências positivas para os visitantes. As ações de manejo, aliadas à compreensão pelos visitantes de sua importância, devem ser contínuas para minimizar os impactos, contribuindo para a conservação ambiental e recreacional da trilha.

 

Palavras-chave: Unidades de conservação; visitação; indicadores; manejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-01

Como Citar

de Souza Pimentel, D., Michelle Silva Maia, S., Machado Duarte, D., & Gonçalves Costa, P. (2023). MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DO USO PÚBLICO NA TRILHA DO POÇO VERDE – PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS, GUAPIMIRIM (RJ). Revista Territorium Terram, 6(8). Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5246