DEGRADAÇÃO DOS SOLOS:
IMPACTOS AMBIENTAIS E METODOLOGIAS DE ANÁLISE
Resumo
Desde a revolução agrícola, o solo é um recurso fundamental para a sobrevivência humana tendo em vista a produção de alimentos. No entanto, o crescimento populacional associado a concentração de renda e ao mal uso da terra resultam em processos de degradação dos solos com o abandono de áreas agrícolas e aberturas de novas fronteiras agrícolas com a supressão, muitas vezes, de vegetação nativa. Neste contexto, o objetivo do presente artigo foi o de realizar uma revisão teórica sobre os processos e impactos da degradação do solo em ambientes rurais, bem como apresentar algumas formas de análise existentes para a avaliação e quantificação de diversos processos de degradação. Existem muitos métodos de análise de degradação dos solos, desde aqueles que utilizam técnicas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, até técnicas experimentais em campo e análises laboratoriais visando a análise de parâmetros físicos e químicos dos solos. Assim, cabe a academia e ao setor público maior comunicação e colaboração na promoção de ações que visem conscientizar os proprietários agrícolas a respeito da importância da conservação do solo.
Palavras-chave: Solos; Degradação; Análise.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.