EDUCAÇÃO E O PATRIMÔNIO INDÍGENA NO CAMPO DAS VERTENTES

Autores

  • Gabriel Arriel Pedrozo
  • Laryssa Celestino Serralheiro

Resumo

Após a implementação a Lei nº 11.645/08, a qual tornou obrigatório na rede de ensino público e privado abordar em sala de aula as questões étnico-raciais com a temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, compreendemos que tal determinação legislativa se tornou um desafio à classe docente, tendo em vista que percebemos a necessidade de novas fontes de informação para abarcar o passado histórico dessas minorias. O Campo Das Vertentes, mesorregião do sul de Minas Gerais, possui a sua fama engajada no patrimônio advindo da colonização e da exploração aurífera do século XVIII. Contudo, pesquisas arqueológicas nestas últimas décadas têm evidenciado um novo lado desse passado, demonstrando um patrimônio da região pertencente a uma temporalidade mais profunda. Dessa maneira, no presente estudo buscamos discutir as potencialidades das contribuições da arqueologia para inserção da temática indígena na educação, especialmente nas áreas da e geografia nas escolas, levando em consideração o contexto específico do Campo das Vertentes/MG.

 

Palavras-chave: História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Geografia; Arqueologia; Campo das Vertentes.

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

Arriel Pedrozo, G., & Celestino Serralheiro, L. (2023). EDUCAÇÃO E O PATRIMÔNIO INDÍGENA NO CAMPO DAS VERTENTES. Revista Territorium Terram, 6(8). Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5243