ANÁLISE AMBIENTAL DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DO LAGAMAR DO CAUÍPE - CEARÁ
Resumo
O ambiente sob análise encontra-se dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lagamar do Cauípe, região que abrange dois corpos hídricos principais: o lagamar, e a Barra do Cauípe, na foz do rio homônimo. Esta APA foi instituída pelo Decreto Estadual 24957 de junho de 1998, que a classifica como Unidade de Uso Sustentável conforme a Lei nº 9985 de 2000. A APA compreende uma área de 1884,46 hectares, cujas partes mais ao sul são compostas por embasamento cristalino inserido na Província Borborema, recoberto por material sedimentar tércio-quaternário na porção norte (a Formação Barreiras, que cria os tabuleiros costeiros). Ao longo da faixa litorânea, encontram-se praias e dunas. Nessa unidade foram analisados os índices de qualidade das águas em quatro pontos específicos nos anos de 2020 e 2021. O estudo sobre o uso e ocupação da área foi realizado por meio de visitas in loco, com equipamentos específicos, além do auxílio de geoprocessamento digital, empregando o software QGIS 3.16.16. A cartografia foi elaborada utilizando imagens satelitárias CBERS e LANDSAT. Os resultados apontam para a urgente necessidade de uma ação fiscalizatória por parte do Estado na área de proteção, juntamente com o estabelecimento de um ordenamento para usos e ocupações.
Palavras-chave: Qualidade das Águas; Lagamar do Cauípe; Problemática Ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.