OS SOLOS NO CONTEXTO DA PAISAGEM DA SERRA DA MERUOCA, CEARÁ, BRASIL
Resumo
O presente trabalho versa por apresentar reflexões realizadas ao longo da pesquisa no curso de Mestrado em Geografia-MAG-UVA, na cidade de Sobral. O objetivo central da pesquisa aqui em tela, foi analisar a potencialidade e susceptibilidade ambiental da relação solo-paisagem, com os elementos naturais da área de “exceção”, serra da Meruoca, que está enquadrada no contexto do semiárido do noroeste cearense. Para a pesquisa, priorizou-se duas classes de solos, uma situada na parte úmida da serra (Argissolos Vermelho-Amarelos) e na parte mais rebaixada (Neossolos Quartzarênicos). Como caminhar metodológico, julgou-se necessário distribuir em fases, para saber: (A) Revisão bibliográfica, destacando os principais trabalhos científicos de autores que estudam sobre o assunto, (B) Levantamento de Bases Cartográficas; elaboração de mapas sendo de : Localização da área, Hipsométrico, Solos e Susceptibilidade; (C) Trabalhos de campo, momento das observações, descrições e fotografias e (D) - Coletas e análises de dados, extração do material (solos) e posterior exame em laboratório. Os resultados alcançados, reflete desde a distribuição dos solos na paisagem, e posterior análise em laboratório, onde os Argissolos vermelhos-Amarelos tem em suas características um potencial agrícola, com condições físicas e de fertilidade. Enquanto os Neossolos Quartazrênicos, exibem potenciais limitados para o desempenho agrícola, sujeitos a susceptibilidade ambientais, tendo a erosão como um dos principais fatores. Portanto, através deste estudo expectamos contribuir com os agricultores locais que exercem suas atividades agrícolas, propiciando sugestões de um bom desempenho agrícola, como também para os órgãos públicos, quando o assunto estiver pautado em um melhor uso sustentável e equilíbrio ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-07-06 (2)
- 2023-09-18 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.