Comportamentos sociais acadêmicos de universitários de instituições públicas e privadas: o impacto nas vivências no ensino superior.

Autores

  • Adriana Benevides Soares Universidade Salgado de Oliveira/ Pós-Doutora em Psicologia
  • Marcia Cristina Monteiro Universidade Salgado de Oliveira / Doutoranda em Psicologia
  • Fátima Almeida Maia Universidade Salgado de Oliveira / Doutoranda em Psicologia
  • Zeimara de Almeida Santos Universidade Salgado de Oliveira/ Doutoranda em Psicologia

Palavras-chave:

Ensino Superior, Adaptação à Universidade, Vivências Acadêmicas, Comportamentos Sociais

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto dos comportamentos sociais acadêmicos mensurados pelo Inventário de Comportamentos Sociais Acadêmicos (ICSA), do tipo de instituição de ensino, particular ou pública, nas vivências acadêmicas dos universitários. Participaram 289 universitários de oito instituições públicas e 20 privadas do Rio de Janeiro. Utilizou-se o ICSA e o Questionário de Vivências Acadêmicas (QVAr). Os principais resultados indicaram que pertencer a instituição pública é o principal preditor das dimensões Interpessoal, Carreira e Institucional do QVAr e que o fatores de comportamentos sociais acadêmicos tais como a cordialidade e a habilidade em eficácia acadêmica apresentaram respectivamente impacto negativo e positivo nas mesmas dimensões. O presente estudo contribui com dados que apontam para os fatores preditores da adaptação à universidade, ainda que estes tenham apresentado baixa variância explicada. 

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Publicado

2019-03-13

Como Citar

Soares, A. B., Monteiro, M. C., Maia, F. A., & Santos, Z. de A. (2019). Comportamentos sociais acadêmicos de universitários de instituições públicas e privadas: o impacto nas vivências no ensino superior. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(1), 1–16. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/1783

Edição

Seção

Artigos