Juventude, Ativismo Político, Políticas Públicas e a confusão que é articular isso tudo

Auteurs-es

Mots-clés :

Juventude, Políticas Públicas, Movimentos Ativistas

Résumé

A despeito de estudos e pesquisas que dicotomizam a participação política juvenil em dois polos opostos – ora participação plena, ora apatia –, o que podemos enxergar além dessa polarização a respeito da participação política juvenil? Partindo-se do entendimento de juventude como categoria social (abordagem de autores/as como Lucia Rabello de Castro, Oscar Aguillera e Ernesto Rodríguez), o artigo pretende discutir como os jovens se articulam politicamente em torno da construção de políticas públicas – entendidas, segundo Ozanira Costa, como o Estado em ação – ou como “uma resposta da administração pública a um tema do interesse do cidadão” (Costa, 2009, p. 34). A partir da perspectiva de José Manuel Valenzuela, aborda como é possível entender o ativismo juvenil como uma ação de enfrentamento ao adultocentrismo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Bruno Vieira dos Santos

Jornalista graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e mestre em Psicologia também pela UFMG, na área de Psicologia Social. No mestrado, pesquisou as articulações entre juventude, política e políticas públicas a partir do fenômeno da constituição do Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Belo Horizonte. Tem trajetória como articulador social de redes e fóruns de incidência política e controle social de políticas públicas, como educador social em projetos com adolescentes e jovens e com comunicação comunitária / radialismo. Atuou como integrante da equipe de 2017 e 2018 do projeto Afirmação na Pós, desenvolvido com o objetivo de promover o acesso de pessoas negras à pós-graduação. Desde dezembro de 2017 é associado da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). É integrante do coletivo Pretas em Movimento, de Belo Horizonte, e do Núcleo Conexões de Saberes UFMG.

Téléchargements

Publié-e

2020-06-03

Comment citer

Vieira dos Santos, B. (2020). Juventude, Ativismo Político, Políticas Públicas e a confusão que é articular isso tudo. Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(2), 1–14. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3334

Numéro

Rubrique

Artigos