Psicologia Positiva, cinema e a resiliência de si: libertar-se do próprio eu

Auteurs-es

  • Ivan Fortunato IFSP Itapetininga
  • Gisele Maria Schwartz UNESP Rio Claro

Résumé

Este artigo trata da relação tripartida entre a Psicologia Positiva, o cinema e a resiliência. Aqui, elucida-se uma forma de resiliência que, possivelmente, seja a mais generalizada de todas, pois é a “resiliência de si”. Trata-se da ação de “libertar-se”, ou seja, encontrar meios para se desprender das amarras colocadas pelo próprio indivíduo, quase sempre, pela incapacidade de se resolver, se perdoar e se reinventar a partir das vicissitudes da vida. Como forma de exemplificar a proposta, estuda-se a força resiliente de Chris Gardner, na película “À procura da felicidade”, e de Charlie Saint Cloud, em “A morte e vida de Charlie”, ambos qualificados como filmes de Psicologia Positiva, conforme critérios da área. Ao final, espera-se que os processos resilientes desses personagens inspirem a busca por novas formas de encarar a vida, e que seja possível compreender o cinema como uma janela para novos possíveis caminhos; quiçá mais positivos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ivan Fortunato, IFSP Itapetininga

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAr, campus Sorocaba.

Gisele Maria Schwartz, UNESP Rio Claro

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997) e Livre Docente em Atividades Expressivas pela Universidade Estadual Paulista (2004).

Téléchargements

Publié-e

2019-06-25

Comment citer

Fortunato, I., & Schwartz, G. M. (2019). Psicologia Positiva, cinema e a resiliência de si: libertar-se do próprio eu. Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(2), 1–17. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3205

Numéro

Rubrique

Artigos