“A graça entre os homens”: discutindo a (des)aparição feminina nas capas de Você S/A

Auteurs-es

  • Fabiane Langon Lorenzi UFRGS
  • Inês Hennigen UFRGS

Mots-clés :

Gênero, Mídia, Subjetividade, Análise de Discurso, Foucault.

Résumé

Neste artigo, a partir do desconforto gerado pela constatação da quase inexistência de mulheres em capas da revista de negócios Você S/A (entre janeiro de 2012 e julho de 2013, somente uma traz uma especialista mulher), busca-se problematizar as discursividades relacionadas à forma como a mulher é apresentada como executiva, articulando a discussão à questão de gênero. Percebe-se, a partir de uma análise de discurso na perspectiva foucaultiana, que a ideia de “natureza feminina” permanece sendo colocada em pauta, indicando que mulheres e homens possuiriam características diferentes, inatas. Operando com base nesse pressuposto, nessa revista a medida de comparação das ditas características femininas passa pelo homem e posiciona a mulher entre lugares de fragilidade, sensibilidade, falta e sedução. Tecemos considerações sobre a importância política de seguir discutindo as “novas-velhas” roupagens das construções midiáticas sobre as mulheres.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Fabiane Langon Lorenzi, UFRGS

Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Já trabalhou com orientação de carreira e atendimento clínico. Em sua pesquisa de mestrado, indagou sobre a figura do empreendedor, entendendo que é uma posição de sujeito produzida na contemporaneidade.

Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Inês Hennigen, UFRGS

Doutora em Psicologia pela PUCRS, Professora adjunta na graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional na mesma Instituição. Atualmente, desenvolve e orienta estudos no âmbito de duas linhas de pesquisa: Mídia e Tecnologias: modos de subjetivação, processos de exclusão/inclusão social, e Psicologia social e a questão do consumo no contemporâneo: discursos, políticas e implicações subjetivas.

Publié-e

2016-05-12

Comment citer

Langon Lorenzi, F., & Hennigen, I. (2016). “A graça entre os homens”: discutindo a (des)aparição feminina nas capas de Você S/A. Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(2), 301–312. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Langon%20Lorenzi%2C%20Hennigen

Numéro

Rubrique

Artigos