Adoção de Cães por Universitários: um Estudo Ator-rede sobre a Relação Humano/Não-humano

Auteurs-es

  • Tatiane Rose Oliveira de Mendonça Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ
  • Maria Fátima Aranha de Queiroz e Melo Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Mots-clés :

Teoria Ator-rede, relação humano/não-humano, relação cães/universitários, adoção.

Résumé

Refletindo sobre a questão do abandono de animais domésticos nas ruas e em estratégias para solucionar esse problema de saúde pública, buscamos compreender a motivação de universitários para a adoção de cães, em suas histórias exitosas e não-exitosas, identificando aspectos relevantes desse processo, bem como seus dificultadores. Sob o aporte teórico-metodológico da Teoria Ator-Rede, intentamos descrever o fenômeno, tendo as narrativas como instrumento preponderante para a obtenção de dados. Verificamos que a adoção de cães se pauta por motivações hedonistas ou altruístas, sendo que, em alguns casos, encontrou-se uma mistura de ambas. Foram comparados ainda, entre adoções exitosas e não-exitosas, elementos que os adotantes consideram ou desconsideram nas suas decisões. Este estudo colabora para a redução da escassez de pesquisas sobre o tema no Brasil e pode embasar reflexões sobre estratégias para melhorar as chances de adoção e posse responsável de animais domésticos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Tatiane Rose Oliveira de Mendonça, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Bolsista do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Maria Fátima Aranha de Queiroz e Melo, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Professora Doutora do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. DPSIC/LAPIP/UFSJ.

Publié-e

2014-12-05

Comment citer

Mendonça, T. R. O. de, & Queiroz e Melo, M. F. A. de. (2014). Adoção de Cães por Universitários: um Estudo Ator-rede sobre a Relação Humano/Não-humano. Pesquisas E Práticas Psicossociais, 9(1), 130–141. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/833

Numéro

Rubrique

Artigos