Cartografando a atividade do educador de um abrigo institucional

Auteurs-es

  • Willian Mella Girotto
  • Fernanda Spanier Amador

Mots-clés :

Trabalho como atividade. Educador. Abrigo.

Résumé

Este artigo versa sobre uma pesquisa-intervenção que investigou a atividade de trabalho do educador em um abrigo da cidade de Porto Alegre (RS). Analisando o trabalho como atividade, operou-se com as abordagens clínicas do trabalho da Ergologia e da Clínica da Atividade. Como estratégia metodológica, seguiram-se pistas do método da cartografia usando as seguintes estratégias: participação nas rotinas e proposição de coletivos de análise do trabalho com os educadores do abrigo. A atividade desses trabalhadores implica a gestão dos afetos engendrados nas relações com os acolhidos e demais trabalhadores, que nenhuma dimensão prescritiva é capaz de antecipar. Devido ao vazio de normativas acerca dos modos operatórios do trabalho de educar, o coletivo de trabalho configura-se como recurso para o enfrentamento das provações do real. Apontam-se, assim, espaços coletivos dos trabalhadores que catalisam análises acerca de sua atividade laboral.

Palavras-chaves: Trabalho como atividade. Educador. Abrigo.

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Publié-e

2018-01-01

Comment citer

Mella Girotto, W., & Spanier Amador, F. (2018). Cartografando a atividade do educador de um abrigo institucional. Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(1), 1–17. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2857

Numéro

Rubrique

Artigos