A representação social da felicidade e a sociedade de consumo na visão de jovens universitários

Auteurs-es

  • Marcio Acselrad
  • Felipe Cardoso Vale

Mots-clés :

Felicidade. Sociedade de consumo. Representação social. Jovens.

Résumé

O presente artigo busca tornar públicos os resultados da pesquisa “O que faz você feliz? – um estudo sobre a felicidade e a sociedade de consumo”, em que, por meio da metodologia de grupo focal, aliada à revisão bibliográfica, buscou-se abordar o tema da felicidade e sua representação social com jovens universitários de Fortaleza, bem como da relação existente entre felicidade e consumo na contemporaneidade. A questão da felicidade encontra-se entre as primeiras que preocuparam os pensadores ocidentais e não foram poucos os que tentaram encontrar respostas. Ainda hoje, ela é alvo de preocupação de psicólogos sociais e psicanalistas. Pudemos, com a escuta de dois grupos focais realizados com estudantes universitários, levantar uma ampla gama de problemas acerca do assunto, bem como lançar esclarecimentos sobre a representação social contemporânea da felicidade em sua relação com a sociedade de consumo.

Palavras-chave: Felicidade. Sociedade de consumo. Representação social. Jovens.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2018-01-01

Comment citer

Acselrad, M., & Cardoso Vale, F. (2018). A representação social da felicidade e a sociedade de consumo na visão de jovens universitários. Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(1), 1–13. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2846

Numéro

Rubrique

Artigos