Categorias imanentes do livro em tela: a experiência dos leitores

Auteurs-es

  • Luciana Dadico

Mots-clés :

Livros-texto. Leitura. Novas mídias. Experiência. Teoria crítica.

Résumé

O objetivo deste artigo é descrever as categorias imanentes do livro em tela. Primeiramente, discute-se o “livro em tela” como objeto, substancialmente afetado pela mediação digital. Em seguida, trata-se das condições epistemológicas dadas para sua investigação. Partindo de uma concepção teórico-crítica do fenômeno, buscou-se compreender como o livro em tela aparece para o seu leitor. Esta pesquisa envolveu entrevistas semiabertas (gravadas e sem aplicação de questionário) com dez leitores adultos e brasileiros, focalizando as imagens do livro em tela que compareciam nas falas dos entrevistados. A análise destas imagens permitiu identificar as seguintes categorias imanentes do livro em tela: efemeridade; bidimensionalidade; alta-portabilidade; inconstância do fundo; disposição em rede; responsibilidade; inflexibilidade; multifuncionalidade; personificação; conservação temporária; acessibilidade imediata; e semipadronização. Espera-se que este estudo possa tornar mais evidentes as mudanças recentes da forma do livro, que se encontram articuladas à estrutura de nossa experiência no contexto da digitalização da cultura.

Palavras-chave: Livros-texto. Leitura. Novas mídias. Experiência. Teoria crítica.

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Publié-e

2017-09-01

Comment citer

Dadico, L. (2017). Categorias imanentes do livro em tela: a experiência dos leitores. Pesquisas E Práticas Psicossociais, 12(3), 17. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2656

Numéro

Rubrique

Artigos