C.G. Jung e Educação: aproximações e contribuições da tipologia junguiana para o processo educativo

Autores/as

  • Suely Teodora da Silveira Universidade Federal de São João del Rei UFSJ
  • Priscila Martins Universidade Federal de São João del Rei UFSJ
  • Paula Krempel Marques Burity Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF

Palabras clave:

Psicologia Analítica, Educação, Tipos Psicológicos.

Resumen

Neste artigo, buscou-se compreender a concepção de educação para C. G. Jung e suas possíveis contribuições para o processo educativo, principalmente no tocante à sua teoria dos tipos psicológicos. Embora tenham sido orientados para o trabalho psicoterapêutico, os resultados apontaram que a psicologia analítica traz pressupostos relevantes que podem ser aplicados à educação. Os resultados, também, demonstraram a importância da escola na formação da consciência individual, por ser o primeiro espaço que a criança frequenta fora do ambiente familiar.  O processo transferencial e as interferências dos conteúdos inconscientes envolvidos na relação educador-aluno sugere a necessidade de atuação sobre a personalidade do educador, no sentido de desenvolver, não somente o aspecto cognitivo, mas, principalmente, a afetividade e a sensibilidade, a fim de evitar influências negativas na transmissão do conhecimento. A teoria dos tipos psicológicos contribui para pensar as diferenças individuais, ao considerar as variadas formas de cognição, adaptação e percepção do mundo.

Palavras-chave: Psicologia Analítica, Educação, Tipos Psicológicos.

 

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Biografía del autor/a

Suely Teodora da Silveira, Universidade Federal de São João del Rei UFSJ

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Priscila Martins, Universidade Federal de São João del Rei UFSJ

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Paula Krempel Marques Burity, Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF

Publicado

2019-11-05

Cómo citar

da Silveira, S. T., Martins, P., & Marques Burity, P. K. (2019). C.G. Jung e Educação: aproximações e contribuições da tipologia junguiana para o processo educativo. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(4), 1–12. Recuperado a partir de http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3397

Número

Sección

Artigos