LA ÉTICA EN LA FORMACIÓN EN PSICOLOGÍA COMUNITARIA EN URUGUAY. OPORTUNIDADES, RIESGOS Y DESAFÍOS

Autores/as

  • Alicia Raquel Rodríguez Facultad de Psicología, Universidad de la República
  • Sonia Mosquera Facultad de Psicología, Universidad de la República
  • Gabby Recto Facultad de Psicología Universidad de la República
  • María Eugenia Burgos Facultad de Psicología, Universidad de la República

Palabras clave:

ética formação profissional e acadêmica, psicologia comunitária

Resumen

São apresentados os resultados do estudo  "Ética na Formação em Psicologia Comunitária" no Uruguai. Para a psicologia comunitária a dimensão ético-política é fundamental. Sua presença na formação profissional e acadêmica é relevante. É hierarquizada uma concepção de ética como reflexão sobre as práticas. Realizou-se um estudo exploratório descritivo, foi relevado e analisado o syllabus de disciplinas de Psicologia Comunitária e afins no Currículo 2013 da Licenciatura em Psicologia, Faculdade de Psicologia, Universidade da República. Foram abordadas as seguintes dimensões: trabalho de campo, abordagem ético-política e metodología de ensino. Destaca-se a presença da ética e a política nas guias do curso, mostrando oportunidades, riscos e desafios envolvidos. Conclui-se na necessidade de atender essa dimensão na formação, no âmbito das caraterísticas apresentadas pela sociedade contemporânea e suas exigências para a Psicologia Comunitária

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Biografía del autor/a

Alicia Raquel Rodríguez, Facultad de Psicología, Universidad de la República

Prof. Titular en el Instituto de Psicología Social

Co-coordinadora del Programa Psicología Social Comunitaria

Co-coordinadora del Núcleo Interdisciplinario "Territorialidades barriales en la ciudad contemporánea".

Sonia Mosquera, Facultad de Psicología, Universidad de la República

Prof. Adjunta, Instituto de Psicología Social

Integrante del Programa Psicología Social Comunitaria

Gabby Recto, Facultad de Psicología Universidad de la República

Asistente, Instituto de Psicología Social

Integrante del Programa Psicología Social Comunitaria

María Eugenia Burgos, Facultad de Psicología, Universidad de la República

Graduada de la Licenciatura en Psicología, Facultad de Psicología, Universidad de la República

Publicado

2019-09-24

Cómo citar

Rodríguez, A. R., Mosquera, S., Recto, G., & Burgos, M. E. (2019). LA ÉTICA EN LA FORMACIÓN EN PSICOLOGÍA COMUNITARIA EN URUGUAY. OPORTUNIDADES, RIESGOS Y DESAFÍOS. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(3), 1–15. Recuperado a partir de http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3395

Número

Sección

Artigos