O uso de oficina pedagógica na mediação de conflitos causados por estereótipos de gênero e sexualidade na escola: reflexões a partir de um relato de experiência.

Autores/as

Palabras clave:

Gênero e sexualidade, Educação básica, Oficinas pedagógicas, Conflitos interpessoais.

Resumen

A partir do relato de experiência de um estudante de licenciatura em história, apresentamos algumas reflexões sobre o papel da escola na manutenção ou no combate ao preconceito e discriminação por estereótipos de gênero e sexualidade. O estudante, durante o estágio em duas escolas públicas de educação básica da cidade de Montes Claros (MG), realizou uma oficina sobre gênero e sexualidade em resposta a conflitos interpessoais motivados por preconceito, com resultados animadores. Em diálogo com a teoria queer e com autores que discutem a resolução de conflitos e a aplicação de oficinas pedagógicas, apresentamos como os conflitos interpessoais podem ser oportunidades importantes para o aprendizado de atitudes e valores democráticos e para a formação ética, assim como mostrar que oficinas pedagógicas são ferramentas bastante úteis nesse trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Baioni do Nascimento, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Psicólogo e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP)

Coordenador do (in)serto - Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero da Unimontes

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Violência da Unimontes

Publicado

2020-06-05

Cómo citar

Nascimento, R. B. do, Amorin, M. M. T., & Silva, E. C. R. (2020). O uso de oficina pedagógica na mediação de conflitos causados por estereótipos de gênero e sexualidade na escola: reflexões a partir de um relato de experiência. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(2), 1–19. Recuperado a partir de http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3167

Número

Sección

Artigos