O mal-estar do coletivo: uma análise sobre as liberdades individuais dentro de uma ecovila

Autores/as

  • Andrea Douat Loyola Cavalcanti UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Ecovilas. Comunidades Sustentáveis. Indivíduo. Liberdades Individuais.

Resumen

Este trabalho visa analisar como as liberdades individuais são expressas em uma proposta de convivência voltada para o coletivo, como são as ecovilas. O presente estudo contribui para uma reflexão sobre a vida em comunidade, assim como para criar um debate sobre trocas e concessões possíveis entre indivíduo e sociedade. A partir de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa (com observação participante e entrevistas), foi possível perceber que os conflitos fazem parte do cotidiano local, mas que a convivência se torna viável através de construções de estratégias e propósitos – que podem ser importantes para a elaboração de alternativas à sociedade atual. Percebemos que os desafios para se construir uma vida com senso de comunidade em uma ecovila são diários, e são observados por seus moradores de diferentes formas – ao mesmo tempo em que estes ainda estão buscando conjugar as liberdades individuais com as necessidades coletivas, em um processo contínuo.

Descargas

Biografía del autor/a

Andrea Douat Loyola Cavalcanti, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ/IP, Jornalista formada pela PUC-Rio, com ênfase em jornalismo corporativo.

Publicado

2019-06-24

Cómo citar

Cavalcanti, A. D. L. (2019). O mal-estar do coletivo: uma análise sobre as liberdades individuais dentro de uma ecovila. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(2), 1–14. Recuperado a partir de http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3024

Número

Sección

Artigos