A loucura em Ponta Grossa/PR: uma história de desigualdades expressa nas ruas
Palabras clave:
Reforma Psiquiátrica Brasileira, População em Situação de Rua, Condição de Pobreza.Resumen
A relação entre a saúde mental e a pobreza revelam pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, com limitações em necessidades básicas que por vezes adoecem psiquicamente. Mas esta realidade, em que o pobre adoecido emerge demandas sociais perpassa a história, unindo dois grandes estigmas sociais: o louco e o pobre. Frente a esta realidade social, o presente trabalho objetiva-se a apresentar o enlace da saúde mental, a condição de pobreza e a situação de rua no município de Ponta Grossa/PR, a partir de parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas vinculado a Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Para iss, ponderamos a reflexão sobre a saúde mental, a pobreza, e a situação de rua a partir do seu enlace, compreendendo a história do delineamento do fenômeno de rua e do adoecimento psíquico, perpassando pela história ocidental, brasileira, e do município estudado. O estudo constata que a atual estrutura psiquiátrica ainda é utilizada pela população e pelos profissionais que prestam atendimento ao sofrimento psíquico.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492