Extensão universitária e atividade grupal: potencial transformador das práticas do agente comunitário de saúde

Autores/as

Palabras clave:

Agentes Comunitários de Saúde, Atividades de grupo, Estudo Qualitativo, Extensão universitária

Resumen

A partir de uma escuta qualificada e acolhedora das demandas de agentes comunitários de saúde, atuantes na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de uma região de alta vulnerabilidade, relacionadas ao sofrimento cotidiano desencadeado pelo trabalho, busca-se discutir as contribuições da estratégia grupal como ferramenta para a qualificação profissional. Este trabalho, de caráter qualitativo, teve a Teoria Fundamentada nos Dados como referência para sistematização e análise de resultados provenientes de diários de campo, complementados pelo grupo focal, realizados de 2009 a 2010. A atividade grupal, quando sensível às necessidades e demandas do grupo, baseada no fazer junto, na troca de experiências, pode movimentar os participantes a agir, fazendo com que eles próprios sejam agentes de transformação. Assim, o grupo pode ser um espaço criativo e solidário de fortalecimento da cidadania e qualificação profissional, colaborando para ações de promoção e prevenção de agravos à saúde e ao enfrentamento dos determinantes sociais.

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Biografía del autor/a

Carlos Roberto Castro e Silva, Universidade federal de São Paulo-UNIFESP-BS

Departamento de Politicas Publicas e Saude Coletiva

Publicado

2021-10-06

Cómo citar

Castro e Silva, C. R., & Talamoni Chiaperini, P. (2021). Extensão universitária e atividade grupal: potencial transformador das práticas do agente comunitário de saúde. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(3), 1–14. Recuperado a partir de http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e2489

Número

Sección

Artigos