O ensino da ética em Psicologia Comunitária no Nordeste do Brasil: reflexões e apontamentos a partir do paradigma da libertação

Autores/as

  • Alana Braga Alencar
  • Verônica Morais Ximenes
  • James Ferreira Moura Jr.

Palabras clave:

Psicologia Comunitária. Ética. Libertação.

Resumen

O ensino da ética em Psicologia Comunitária é constituído de dilemas e desafios. A Ética da Libertação traz uma perspectiva concreta de escolha pelas populações marginalizadas. Assim, objetiva-se analisar o lugar da ética no ensino da Psicologia Comunitária a partir do paradigma da libertação. A metodologia é qualitativa. Esta investigação foi realizada em instituições de ensino superior de um estado do Nordeste do Brasil que tinham disciplinas opcionais ou obrigatórias de Psicologia Comunitária. Assim, houve a análise documental dos programas das disciplinas de Psicologia Comunitária. Em seguida, foram realizados entrevistas e círculo de cultura com docentes e discentes vinculados à área de Psicologia Comunitária. Os resultados apontam que a ética é um tema transversal na disciplina, sendo o ensino desenvolvido por meio de aspectos práticos. A ética de libertação é compreendida e apontada como saída para uma atuação crítica em Psicologia Comunitária, mas não há apontamentos específicos sobre o seu ensino.

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Publicado

2019-08-01

Cómo citar

Braga Alencar, A., Morais Ximenes, V., & Ferreira Moura Jr., J. (2019). O ensino da ética em Psicologia Comunitária no Nordeste do Brasil: reflexões e apontamentos a partir do paradigma da libertação. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(3), 1–19. Recuperado a partir de http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3473

Número

Sección

Artigos