O ambiente escolar como espaço potencial para adolescente: relato de experiência

Autores/as

  • Paula Orchiucci Miura
  • Adélia Souto Oliveira
  • Ellen Tenorio Galdino
  • Kedma Augusto Martiniano Santos
  • Marianne Lemos Costa
  • Gline Cavalcante Costa

Palabras clave:

Ambiente escolar. Adolescência. Espaços potenciais. Relato de experiência.

Resumen

A adolescência é uma etapa singular do desenvolvimento na vida do indivíduo, situada entre a infância e a vida adulta, trazendo repercussões físicas, psíquicas e sociais. Este artigo tem como objetivo relatar as experiências das autoras na condução de oficinas realizadas com adolescentes em uma escola de uma comunidade litorânea de Maceió, Alagoas. A atividade foi fruto do Projeto de Extensão “Espaços Potenciais”, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Participaram da proposta alunos matriculados no 5º ano do ensino fundamental, com média de 11 anos de idade. Foram utilizados instrumentos lúdicos para trabalhar os seguintes temas: adolescência, gravidez na adolescência, abuso sexual e bullying. Os participantes demonstraram empenho nas atividades e expressaram seus sentidos com relação aos temas. A realização da proposta possibilitou o acesso a uma forma diferente e potencializadora de vivenciar o ambiente escolar, bem como aos temas que perpassam suas vivências cotidianas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-05-01

Cómo citar

Orchiucci Miura, P., Souto Oliveira, A., Tenorio Galdino, E., Augusto Martiniano Santos, K., Lemos Costa, M., & Cavalcante Costa, G. (2018). O ambiente escolar como espaço potencial para adolescente: relato de experiência. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(2), 14 –1 4. Recuperado a partir de http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2981

Número

Sección

Artigos