Entre a instituição e o lar: uma odisseia com educadores

Autores/as

  • Camila Fornelli Costa
  • Thaís Ferreira Santos
  • Vanessa Silva Santos
  • Luís Antônio Gomes Lima

Palabras clave:

Instituições de acolhimento. Educadores. Crianças e adolescentes. Políticas públicas.

Resumen

A institucionalização pode influenciar o desenvolvimento psicológico de crianças e adolescentes. Buscou-se verificar sentimentos e pensamentos dos educadores sobre os acolhidos, sobre o sentido que eles dão ao seu trabalho e o que pensam sobre o papel que exercem. Esses fatores, por hipótese, interferem no trato com as crianças e adolescentes. Foram entrevistados nove educadores e suas falas foram submetidas à análise do conteúdo. Os resultados mostraram que os educadores consideram as instituições de acolhimento como extensão dos lares, como provedores materiais melhores que as famílias de origem dos acolhidos, queixam-se do escasso contato que as crianças e adolescentes mantêm com as famílias de origem ou adotivas e relatam que a organização do trabalho dos educadores reflete-se na relação com os acolhidos. Conclui-se que as relações institucionais beiram as relações familiares, levando os educadores a um dilema entre distanciamento profissional e aproximação afetiva no contato com os acolhidos.

Palavras-chave: Instituições de acolhimento. Educadores. Crianças e adolescentes. Políticas públicas.

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Publicado

2018-01-01

Cómo citar

Fornelli Costa, C., Ferreira Santos, T., Silva Santos, V., & Antônio Gomes Lima, L. (2018). Entre a instituição e o lar: uma odisseia com educadores. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(1), 1–15. Recuperado a partir de http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2838

Número

Sección

Artigos