Entre a instituição e o lar: uma odisseia com educadores
Palabras clave:
Instituições de acolhimento. Educadores. Crianças e adolescentes. Políticas públicas.Resumen
A institucionalização pode influenciar o desenvolvimento psicológico de crianças e adolescentes. Buscou-se verificar sentimentos e pensamentos dos educadores sobre os acolhidos, sobre o sentido que eles dão ao seu trabalho e o que pensam sobre o papel que exercem. Esses fatores, por hipótese, interferem no trato com as crianças e adolescentes. Foram entrevistados nove educadores e suas falas foram submetidas à análise do conteúdo. Os resultados mostraram que os educadores consideram as instituições de acolhimento como extensão dos lares, como provedores materiais melhores que as famílias de origem dos acolhidos, queixam-se do escasso contato que as crianças e adolescentes mantêm com as famílias de origem ou adotivas e relatam que a organização do trabalho dos educadores reflete-se na relação com os acolhidos. Conclui-se que as relações institucionais beiram as relações familiares, levando os educadores a um dilema entre distanciamento profissional e aproximação afetiva no contato com os acolhidos.
Palavras-chave: Instituições de acolhimento. Educadores. Crianças e adolescentes. Políticas públicas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
Declaro que o trabalho é original e que seu conteúdo é fruto de minha contribuição intelectual. Todas as citações e referências a materiais já publicados estão identificadas com seus respectivos créditos e estão incluídas nas referências bibliográficas com as autorizações dos detentores de direitos autorais.
Cedo os direitos autorais à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e me responsabilizo por reclamações ou processos relativos a direitos de propriedade intelectual, isentando de responsabilidade a Universidade Federal de São João del-Rei.
No caso do artigo ser aprovado, autorizo a Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, a editá-lo, exibi-lo e distribuí-lo no Brasil e no estrangeiro, pela internet ou em outras mídias.
Concordo e aceito os termos desta declaração.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36.301-160 - São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
E-mail: ppplapip@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-2492