A prática dos grupos reflexivos sobre drogas como estratégia possível para redução de riscos e danos

Autores/as

  • Eloisa Helena Lima
  • Carla Almeida Capanema
  • Maria José Nogueira

Palabras clave:

Educação em Saúde. Redução de danos. Políticas sobre drogas. Medidas alternativas. Grupos reflexivos.

Resumen

A adoção de medidas alternativas para usuários de drogas previstas na Lei nº 11.343/2006 exige reflexão sobre estratégias que possibilitem intervenções educativas voltadas para redução de riscos e danos. A partir da oferta de espaço dialógico, esta pesquisa objetivou produzir novos conhecimentos para profissionais que atuam com grupos reflexivos sobre drogas. Trata-se de estudo qualitativo, realizado com profissionais que conduzem grupos reflexivos na cidade de Belo Horizonte (MG), composto por entrevistas individuais e grupo focal, seguido de reuniões para discussão do material produzido. As percepções advindas das práticas realizadas, acrescidas de elementos teóricos e metodológicos, favoreceram a intervenção dos profissionais, com aumento na autonomia e responsabilização dos usuários, possibilitando melhor enfrentamento da questão. Conclui-se que as práticas de medidas socioeducativas de intervenção não devem ser limitadas ao aspecto penal. A educação dialógica está comprometida com a construção da autonomia do usuário, posicionando-se como alternativa ao reducionismo e práticas morais.

Palavras-chave: Educação em Saúde. Redução de danos. Políticas sobre drogas. Medidas alternativas. Grupos reflexivos.

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Publicado

2017-11-17

Cómo citar

Helena Lima, E., Almeida Capanema, C., & José Nogueira, M. (2017). A prática dos grupos reflexivos sobre drogas como estratégia possível para redução de riscos e danos. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 12(3), 17. Recuperado a partir de http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2616

Número

Sección

Artigos