O Trabalho Mediado pelas Tecnologias da Informação e seus Efeitos Sobre o Trabalhador

Authors

  • Jaqueline Abreu Vianna Universidade Salvador (UNIFACS)
  • Helena Maria Tarchi Crivellari Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Keywords:

trabalho mediado por TIC, trabalho informacional, teletrabalho, sobrecarga de trabalho, uso da informação.

Abstract

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o trabalho mediado pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e diferentes dimensões da vida do trabalhador que são, por elas, afetadas. De forma sucinta, são apresentados os principais resultados da pesquisa desenvolvida para uma tese de doutorado, já defendida, no campo da Ciência da Informação. Por meio de entrevistas em profundidade e, baseadas em métodos qualitativos de investigação científica, destacaram-se como variáveis comprometidas pelo trabalho mediado por TIC: tempo e espaço, invasão de espaços privados pelo trabalho, construção da identidade, sociabilidade, saúde física e psíquica, formas de controle e relações de dominação, perdas no uso da informação, bem como a ausência de regulamentação do trabalho para essa modalidade. A pesquisa evidenciou a interação existente entre essas variáveis e, ainda, a necessidade de abordagem em diferentes áreas do conhecimento para que se possa dar conta da análise do problema em sua amplitude.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jaqueline Abreu Vianna, Universidade Salvador (UNIFACS)

Mestrando em Psicologia (UFSJ)

Pós Graduaçao em Sáude Mental (PUC Minas)

Graduação em PSicologia (PUC Minas)

Helena Maria Tarchi Crivellari, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Doutora, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, UFMG.

Published

2014-12-05

How to Cite

Vianna, J. A., & Crivellari, H. M. T. (2014). O Trabalho Mediado pelas Tecnologias da Informação e seus Efeitos Sobre o Trabalhador. Psychosocial Researches and Practices, 9(1), 29–38. Retrieved from http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/839

Issue

Section

Artigos