Estresse ocupacional em formadores de professores do ensino básico: estudo com profissionais do Instituto de Formação de Professores Primários de Nampula-Moçambique
Keywords:
Estresse ocupacional. Doenças profissionais. Saúde do trabalhador. Condições de trabalho.Abstract
Este artigo objetivou compreender os fatores do estresse ocupacional em formadores de professores do ensino básico em Nampula-Moçambique e as respectivas estratégias de enfrentamento ao estresse. Trata-se de um estudo exploratório, do cunho qualitativo, que envolveu 20 formadores de professores. A coleta de dados foi por meio de um guião de entrevista semiestruturada e analisados com o recurso da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que os formadores investigados sentem-se estressados pelo trabalho e tal estresse ocupacional percebido se deve à falta de material de apoio, à planificação de aulas, à elaboração de exercícios, ao pagamento irregular dos salários e à sobrecarga de tarefas. O estresse sentido pelos formadores gera consequências em nível pessoal, organizacional e familiar. Para fazer face a situações de estresse, os formadores recorrem essencialmente às estratégias paliativas. Esses resultados sugerem a concepção e implementação de programas preventivos e/ou interventivos sobre estresse no trabalho docente, com vista à melhoria e promoção de saúde e bem-estar no trabalho dos formadores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Statement of Originality and Grant of Copyright
I declare that the work submitted to the journal Pesquisas e Práticas Psicossociais, Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial, Federal University of São João del Rei (LAPIP / UFSJ), has not been published previously and I undertake not to submit it to another publication while is in the evaluation process or after published by this journal.
I declare that the work is original and that its content is the result of my intellectual contribution. All quotations and references to material already published are identified with their credits and are included in the references with authorizations of copyright holders.
I grant the copyright to the journal Pesquisas e práticas psicossociais and take responsibility for claims or proceedings relating to intellectual property rights, exempting from liability the Federal University of São João del Rei.
If the article is approved, I authorize the journal Pesquisas e práticas psicossociais, editing it, display it and distribute it in Brazil and abroad, over the internet or in other media.
XX I agree and accept the terms of this declaration.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36301-160 São João del-Rei, Minas Gerais,
E-mail: ppp_lapip@ufsj.edu.br
Telephone: (32) 3379-2492