Um arranjo formativo em economia solidária para alunos do fundamental

Authors

  • Adriane Drummond de Almeida Ciodaro
  • Ediméia Maria Ribeiro de Mello

Keywords:

Educação integral. Empreendedorismo solidário. Empoderamento comunitário. Comunidade pobre.

Abstract

Este artigo aborda uma questão relacionada à capacidade do programa de educação integral do MEC vir a contribuir para a autonomia dos estudantes moradores de comunidades pobres. Referenciais teóricos relacionados aos conceitos de autonomia, autogestão, empoderamento comunitário e empreendimento solidário contribuem para a reflexão e sistematização de uma experiência desenvolvida em uma escola municipal de Belo Horizonte, de simulação, planejamento e implementação de um empreendimento solidário, com os estudantes, visando às demandas da comunidade e de forma articulada com ela. Essa reflexão se baseou em pesquisa documental, bibliográfica e empírica e resultou na proposição de uma metodologia a ser aplicada no tempo e espaço da educação integral, por meio de oficinas e atividades de inserção na comunidade, na forma de um arranjo formativo para a educação integral em empreendedorismo solidário, visando à articulação dos recursos e demandas locais de comunidades pobres.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-10-01

How to Cite

Drummond de Almeida Ciodaro, A., & Maria Ribeiro de Mello, E. (2018). Um arranjo formativo em economia solidária para alunos do fundamental. Psychosocial Researches and Practices, 13(4), 1–21. Retrieved from http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3202

Issue

Section

Artigos