Iniciação musical no ensino fundamental: afetividade e aprendizagem

Authors

  • Girlane Moura Hickmann Universidade Federal do Paraná
  • Adolfo Antonio Hickmann Universidade Federal do Paraná

Keywords:

Projeto Social e Musical. Língua Inglesa. Afeto.

Abstract

Buscando tornar acessível o ensino gratuito de música para a população de baixa renda, foi criado o Projeto Música para Todos, sediado em Teresina, Piauí. A primeira autora deste trabalho participou do referido projeto realizando curso de iniciação à formação de professores de flauta doce soprano e contralto, que era desenvolvido pela Yamaha Musical do Brasil, no programa Sopro Novo. Na mesma época, a referida autora cursava Letras (Inglês) e passou a ministrar aulas de música em uma escola pública da cidade de Teresina, combinando dois conhecimentos (aulas de flauta e inglês), envolvendo afetivamente os alunos no processo, que influenciou no desempenho deles nas demais aulas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Girlane Moura Hickmann, Universidade Federal do Paraná

Mestre e Doutoranda em Educação na área de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela UFPR; Graduada e Especialista em Língua e Literatura Inglesa pela FIJ-RJ; Educadora com experiência no processo de ensino-aprendizagem de idiomas, em negociações e mediação de conflitos; Pesquisadora das interações professor/aluno, estilos de liderança de educadores, motivação para aprendizagem;  doutoranda em Educação - PPGE/UFPR na Linha de Pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Grupo de Pesquisa: Aquisição, aperfeiçoamento e dificuldades da leitura e da escrita.  Atua principalmente nos seguintes temas: aprendizagem das habilidades de leitura, compreensão textual e bilinguismo.

Adolfo Antonio Hickmann, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Salesiana Dom Bosco - FSDB; Mestre e doutorando na Linha de Pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Grupo de Pesquisa: Educação Preventiva Integral. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, relações interpessoais, Teoria Histórico-Cultural, Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, emoções, vivências, interações, desenvolvimento humano na adolescência, prevenção das violências na escola; professor do curso de Especialização em Assessoria Linguística - ITECNE (Curitiba, 2014-); professor de Produção Textual - Colégio Bom Jesus (Curitiba, 2015-).

Published

2019-02-28

How to Cite

Hickmann, G. M., & Hickmann, A. A. (2019). Iniciação musical no ensino fundamental: afetividade e aprendizagem. Psychosocial Researches and Practices, 14(1), 1–8. Retrieved from http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2775

Issue

Section

Artigos